Por que há uma crise de imigração sem precedentes na fronteira entre França e Inglaterra?


Número de imigrantes tentando chegar ao Reino Unido nunca foi tão alto.


 Governo francês estima que 3 mil imigrantes vivam em Calais  (Foto: AFP)

Os governos da França e do Reino Unido se encontram sob crescente pressão para enfrentar a crise migratória em Calais, na França, de onde milhares de pessoas tentam diariamente cruzar o canal da Mancha para chegar à Inglaterra.
A situação se agravou nesta semana depois que um homem morreu enquanto pelo menos 1,5 mil imigrantes tentavam atravessar o túnel sob o Canal da Mancha.
As tentativas de chegar ao Reino Unido ocorrem de diversas formas: enquanto alguns tentam entrar em embarcações, outros já chegaram até a pegar uma carona sem autorização em carros particulares cruzando o canal em balsas.
Mais recentemente, as investidas se deslocaram para o Eurotúnel. Os migrantes tentam se esconder em caminhões que pegam a via submarina que faz a ligação entre França e Inglaterra, ou saltar as cercas de seguranças para se esconder nos trens que atravessam o túnel.
São, principalmente, incursões noturnas, com grupos de centenas de migrantes tentando furar a segurança ao mesmo tempo.


De onde vêm os imigrantes?
O representante da França no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), Philippe Leclerc, disse que a maioria dos migrantes em Calais foge da violência de países como Afeganistão, Eritreia, Síria ou Somália.
Segundo dados da Acnur, a Eritreia encabeça a lista dos países de origem de pessoas que solicitaram asilo no Reino Unido entre janeiro e março de 2015, seguida por Paquistão e Síria.

Por que o Reino Unido é o objetivo?
A situação em Calais é parte de uma crise maior de migração na Europa, causada em grande medida pelo deslocamento de pessoas de países em guerra como Síria, Afeganistão e Eritreia, assim como o norte da África.
Muitos querem solicitar asilo no Reino Unido. Outros querem entrar no país de forma incógnita e permanecer como trabalhadores ilegais.


Fonte: g1.com

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Geografia Comentada

Assuntos

Total de acessos

Tecnologia do Blogger.

Seguidores